Ver ou não Ver - A Arte da Psicoterapia


Por Milene S.


A psicoterapia é uma arte através da fala, da escuta e do olhar.

Arte de escuta atenta, leitura do ser, investigação, acolhimento e processamento de informações.


Não dá para o terapeuta falar mais que escutar.

Não dá para o terapeuta olhar para o que você diz como se você fosse um ET. Isso existe, creia!

Não dá para o terapeuta somente te escutar mudo, sem uma tessitura das falas, uma devolutiva de significados.

Não tem como não investigar junto ao interagente situações possíveis de traumas/congelamento e trabalhar na ressignificação/liberação.


Psicoterapia é algo sério, pois ali se depositam confiança, abertura e por vezes direcionamento de vida, pois estamos mudando nosso olhar e com isso a energia - não só a nossa, mas de todos ao redor.

Na terapia o que não é visto com atenção... pode ter implicâncias futuras importantes. Já o"ver" implica tanto na bagagem do terapeuta quanto na capacidade de remover todos os filtros e estar em presença no contato com o interagente.


Terapia não é só para quem está em situações limites e passando por questões como ansiedade, medos, fobias. Terapia é condução de olhar. Terapia abrevia! Terapia libera, abre espaços, acolhe, desacomoda, acomoda, transforma. Terapia é reconciliação com nossas partes feridas, abandonadas, perdidas.


Na terapia é necessário um cuidado intenso da facilidade que temos em autocentrar, evitando cair em novos sofrimentos!

Terapia é sobre compreender a importância da regulação emocional, da individualidade, de trabalhar para a individuação psíquica, e compartilhar seus tesouros na coletividade, nos vínculos.














13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo