Processamento / 

Reconsolidação de Memórias

em Processo Autocompassivo - Sentidos

A psicoterapia conduz ao autoconhecimento, ajuda na elaboração, leitura de problemas, apoio nas patologias, observações pontuadas de repetições de padrões, tem papel importante de corregulação, manejos de controle emocional, psicoeducação e demais técnicas específicas. Porém, hoje em dia, cada vez mais sabemos que a terapia da fala, tem suas limitações na ajuda efetiva e de curto prazo para muitas transtornos,  onde somente a elaboração cognitiva não avança e nem sempre permite o sentir.

Nisto surgem as técnicas de processamento ou reconsolidação de memórias - neuroprocessamento. Onde as memórias "não processadas", são revisitadas/sentidas junto ao apoio compassivo do terapeuta e com técnicas diferenciadas. Neste mergulho interno, são habilitadas as respostas do próprio interagente, as memórias são então processadas e também podem ser atualizadas (reconsolidadas). É um espaço concedido e guiado para esse relacionamento interno se estabelecer.

Nestas respostas do próprio corpo/inconsciente, acontecem desbloqueios emocionais, energéticos e físicos, com resoluções rápidas e duradouras.

A forma como particularmente trabalho com a processamento, é uma fusão de várias abordagens pelas quais me formei e outras que já faziam parte dos atendimentos, como Terapia do Trauma, Abordagem Integrada da Mente, Focalização, IFS, entre outros, e principalmente somado a abordagem compassiva/autocompassiva.

O atendimento dura em torno de 90 minutos, e podem ser abordadas questões diversas. É comum haver uma grande melhora (em alguns casos remissão) em quem sofre de transtornos de ansiedade (ex. pânico, estresse pós-traumático), do humor (ex. depressão, bipolaridade), da personalidade (ex. borderline), do comportamento (ex. compulsões, agressividade, abuso de drogas) e de doenças psicossomáticas (ex. enxaqueca, psoríase).

O pré-requisito à sessão é estar disposto a um momento mais introspectivo, de mergulho interno para ver (não necessariamente reviver) memórias que poderão ser processadas, liberadas.

Não há julgamentos das suas questões, o ideal é que haja uma exposição dos fatos (até onde desejar!) para maior elaboração e condução, mas é possível também fazer uma condução sem que seja necessário expor fatos não desejados.


Processamento X Terapia

Dentro da abordagem da psicoterapia incluo algumas conduções mais breves do processamento, entremeando com sessões mais dedicadas ao processamento, o que depende bastante de como são as interações, necessidades e preferências.

As sessões de processamento podem ser conduzidas individualmente de acordo com a disponibilidade do interagente, independente do psicoterapia. Mas, de forma geral, algumas sessões mais dedicadas a terapia inicialmente são bem interessantes para uma compreensão mais abrangente da biografia, elaborações com as  defesas, e estabelecimento de maior confiança do interagente ao seu terapeuta.


Trauma - Descongelamento e Atualização de Memórias

Um trauma não é somente um grande evento, mas existem os traumas menores e os que vão se repetindo e que se tornam crônicos. 

O trauma é uma memória de longa duração, quando o sofremos, nós congelamos, há um fluxo interrompido onde não tínhamos condição de "processar" o evento. Trauma inclui sempre algum nível de congelamento. Quanto maior o congelamento, maior o trauma. Ou seja, quando não foi possível completar o processo de entrar, atravessar e sair da "imobilidade". Não fugimos, nem lutamos por alguma impossibilidade, seja um impedimento físico ou emocional como medo, vergonha ou culpa, que restringiram ações.

Congelamento é uma curva não completa de reações metabólicas (adrenalina, cortisol, ativações dos sistemas simpático e parassimpático, etc). Depois, noradrenalina e dopamina (neurohormônios) sendo reativados, consolidam a memória traumática.

Quando processamos, "descongelamos". Nem sempre abordagens de processamento incluem uma reconsolidação como uma atualização de memórias -  mas acho essa uma etapa importante no processamento, que não traz uma segunda memória ao evento (não muda o evento), e sim uma visão mais ampla/compassiva para o que aconteceu. E incluído o aspecto compassivo e autocompassivo, também permite uma liberação de hormônios antídotos ao stress e ao trauma, como endorfina e ocitocina.

Para lidar com o trauma é necessário integrar cérebro direito e esquerdo, assim como trabalhar com o cérebro triuno: reptiliano, límbico e neo-cortex, por isso somente abordagens cognitivas não são efetivas ao descongelamento.


Como se preparar para uma sessão de Processamento online:

Perguntas frequentes:

•É um processo hipnótico/de regressão?

Não é hipnose.

•Pode retraumatizar?

Não. Há formas diferentes de acessar memórias em processamento. Uso uma abordagem em que acessamos essas memórias com bastante segurança e eficácia.

•Preciso aguardar quanto tempo para processar memórias novamente?

Não há um consenso. Mas dependendo da sessão, você pode ficar mais sensível e precisar de pelo menos uns 3 dias para que seu corpo também processe a experiência. Uma vez por semana ou a cada 15 dias é um bom intervalo. 

•Quanta sessões são necessárias?

Depende. Pode ser que uma sessão baste para um assunto principal ou necessite de mais sessões por conter camadas diferentes, do mesmo assunto. Em média 6 a 8 sessões para as principais memórias, ou camadas de uma mesma memória. Mas você pode processar diversos eventos biográficos, o que levaria mais sessões.

•Há contra-indicações?

Não recomendado a patologias dissociativas, como quadros psicóticos agudos; epilépticos sem tratamento medicamentoso.

O uso de medicamentos psiquiátricos pode restringir o aprofundamento do processo, mas não há contra indicação, pelo contrário. Não atendo crianças, somente adultos - algumas abordagens de processamento lidam com crianças.

O agendamento pode ser feito através do Calendly, clique e escolha seu melhor dia e horário. Deixe seu nr de fone/whatsapp na cx de comentário do Calendly. Em seguida, faça o pagamento abaixo.

Reagendamentos devem ser comunicados até 24hs antes para devoluções financeiras. 

Caso precise de outra forma de pagamento ou horários que te contemplem melhor, entre em contato.

Obs: agendamentos para sessões de terapia, devem ser feitas via whatsapp ou formulário.

•Pagamento: através do link disponibilizado - pagamento seguro. Escolha o valor adequado ao seu momento atual. O pagamento deve ser realizado em até 24h antes da sessão.